sábado, 27 de agosto de 2011

Frações Equivalentes

Atividade do dia 25 de Agosto de 2011
4º e 5º Ano do Ensino Fundamental
Professora: Adriana
Área de Conhecimento: Matemática
Conteúdo: Frações Equivalentes
Programas Utilizados: Power Point/ Word
Objetivos: Entender como podemos obter uma fração equivalente.
Desenvolvimento: Depois da apresentação do slide os alunos realizaram a atividade.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lendas do Folclore


Aula do dia 17 de Agosto de 2011
2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
Professora: Átima
Área de Conhecimento: História e Português
Conteúdo:Leitura e produção de texto.
Programas Utilizados: Editor de texto do LINUX e Internet.
Desenvolvimento: Os alunos pesquisaram e leram sobre as lendas que interessavam, depois conversaram sobre as novas descobertas com os outros colegas e realizaram a atividade.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Acróstico do pai.

Atividade do dia 09 de Agosto de 2011,
1º Ano do Ensino Fundamental
Professora: Isanete
Área de Conhecimento: Português
Conteúdo: Ortografia
Programas Utilizados: Editor de texto do LINUX/ Internet.
Objetivos: Desenvolver a criatividade, a leitura e a escrita.
Desenvolvimento: A professora leu a mensagem para o Dia dos pais e depois explicou como deveria ser feita a atividade. Ouviu as sugestões dos alunos e ,só então,  eles digitaram as palavras.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O FOLCLORE

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

Por Gabriela Cabral


Equipe Brasil Escola